No dia 21 de junho de 2022, o Diretor Presidente Paulo Cezar e o Direto Administrativo Jorge Medeiros estiveram reunidos na sede da DPC com o Diretor de Portos e Costas Vice-Almirante Sérgio Renato Berna Salgueirinho, a fim de tratar sobre a Certificação III/5 para os Marinheiros de Máquinas, bem como Curso de Formação de Aquaviário (CFAQ-MOM).

Paulo Cezar iniciou a reunião agradecendo a publicação das Portarias nº 215/DPC/2017, nº 219/DPC/2018 e nº 300/DPC/2019 que concederam a certificação III/5 aos MNM que cumpriram os pré-requisitos estabelecidos na Emenda de Manila (2010) à Convenção STCW-78. Destacou que, embora os MNM tenham sido beneficiados com as portarias, aqueles que embarcaram após janeiro de 2017 não obtiveram tal benefício, haja vista, a limitação da data estabelecida na aludida Convenção.

Por solicitação do SINDFOGO, o Diretor de Portos e Costa se dignou em analisar a viabilidade de conceder o Certificado III/5 aos MNM que embarcaram durante os anos de 2012 a janeiro de 2017.  Desse modo, solicitamos que os interessados façam contato com a secretaria do sindicato.

No que tange ao Curso de Formação de Aquaviário – Moço de Máquinas (CFAQ-MOM), o SINDFOGO externou que o número de vagas disponibilizadas no PREPOM 2022 não atendeu a demanda, motivo pelo qual solicitamos a disponibilidade de turma extra. Em atenção ao nosso pedido, a Autoridade Marítima verificará a possibilidade de atender a demanda.

Por oportuno, os Marinheiros Auxiliares de Máquinas que tenham contrato de trabalho em vigor e estejam interessados em cursar o CFAQ-MOM deverão fornecer o nome na secretaria do SINDFOGO.

Também colocamo-nos à disposição para dirimir eventuais dúvidas dos Marinheiros de Máquinas que tenham 02 anos de embarque e queiram ascender a categoria de Condutor.