Sindicato e empresa avançam negociações

Uma mesa-redonda em dezembro ajustou as negociações entre sindicatos marítimos e a empresa Excelerate visando a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2018-2020. O SINDFOGO foi representado pelo diretor administrativo, Jorge Medeiros.

Ganho real

O encontro aconteceu na Federação Nacional dos Aquaviários, no Rio de Janeiro-RJ. Com data-base em agosto, os marítimos da Excelerate praticamente garantiram reajuste salarial de 3,61% mais 1% de ganho real no primeiro ano de vigência do ACT. No segundo ano, ficou o consenso para estudo de aplicação do INPC acumulado até julho de 2020.

Reivindicações de bordo

Com base em reivindicações de bordo, os sindicatos abriram negociação para equiparar pelo maior valor as gratificações pagas a moços e marinheiros, de convés e de máquinas.
Outro ponto em tratativa entre sindicatos e empresa é o que deverá abrir ao marítimo a escolha por Vale-Alimentação ou Vale-Refeição.

Sindicatos e Excelerate ainda deixaram praticamente acertado também o reajuste para a cláusula que prevê atualização no valor das despesas de viagem.