Sindicatos reagem a proposta de 0% e fecham com ganho real

Os sindicatos marítimos assinaram no início de dezembro o Acordo Coletivo de Trabalho 2018-2020 com a Flumar. Os termos do documento haviam sido enviados pelos sindicatos por e-mail a bordo para que os trabalhadores se manifestassem. A recomendação sindical foi aprovada, e a assinatura aconteceu na Federação Nacional dos Aquaviários, no Rio.

Ganho real

O ACT firmado prevê reposição integral do INPC acumulado em 12 meses (3,61%) no primeiro ano de vigência do acordo. No segundo ano, fica estabelecido um ganho real de 1% além do Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período.

Reversão da proposta 0%

Os sindicatos comemoraram a reviravolta nas negociações, como lembra o presidente do SINDFOGO, Paulo Cézar Lindote cometou:
“Foi mais uma vitória dos sindicatos, que conseguiram reverter o rumo das negociações, que começaram a negociar com uma proposta inviável, de 0%”.